Gestão financeira: como passar pela crise sem perder a empresa
O país convive com os ecos de uma crise financeira há algum tempo: atualmente, a crise global provocada pelo Coronavírus agravou ainda mais os temores para o futuro econômico de pessoas e negócios. Diversas empresas do mundo acabaram não resistindo à crise e acabaram fechando as suas portas. Segundo uma matéria da Rede Record, apenas no ano de 2023, o nosso país teve 4 empresas fechadas por minuto. Tal dado é preocupante, evidenciando que a crise é implacável, despedaçando sonhos e conquistas num piscar de olhos.
Para que uma empresa seja bem-sucedida, é importante que ela tenha uma estrutura administrativa eficiente e alinhada aos propósitos e objetivos do negócio. Responsável por planejar e controlar o uso dos recursos da organização, a Gestão Financeira é uma das funções administrativas mais importantes em uma empresa e influencia todos os setores do empreendimento, pois o funcionamento de cada um deles depende do orçamento.
Através da Gestão Financeira o gestor da empresa poderá criar uma Gestão de Riscos mais assertiva, protegendo as finanças ao mesmo tempo em que faz o monitoramento da empresa e o planejamento da Gestão de Crise.
É nítido que uma sólida e estável Gestão Financeira funciona como a base da empresa. Como o coração que sustenta o corpo. Somente através de uma excelente organização orçamentária as empresas irão conseguir alocar os seus recursos e otimizá-los para, num futuro incerto, como vivemos atualmente, estejam preparadas para enfrentar o período difícil sem risco de encerrar as suas atividades e operações.
A PEÇA CHAVE PARA ENFRENTAR A CRISE
Quando a Gestão Financeira do negócio é bem realizada, ela possibilita a redução de gastos desnecessários e uma correta destinação dos recursos, o que impacta fortemente nos resultados financeiros, sendo um grande indicador de sucesso da empresa.
Através da Gestão Financeira, a empresa consegue acumular reservas de capital que podem ser usadas, por exemplo, para passar por crises e momentos delicados. Além disso, durante uma crise, a gestão eficiente de caixa torna-se ainda mais importante, podendo ser otimizada através da Gestão Financeira, que se responsabilizará que o monitoramento do fluxo de caixa seja feito minuciosamente, garantindo que os pagamentos possam ser realizados da maneira correta e que o uso dos recursos financeiros sejam maximizados.
Assim, quanto mais eficiente e ativa for a gestão, maiores serão a qualidade e os resultados alcançados pelo negócio, podendo até mesmo neutralizar os impactos de uma crise de qualquer viés, pois sabemos que existem diversos tipos de crises que podem afetar o seu negócio, como a crise financeira e a crise econômica.
Por outro lado, quando ineficiente, inconstante ou ausente, a Gestão Financeira pode ser responsável por grandes impactos negativos sobre o negócio (talvez até mesmo pelos maiores impactos), que podem – inclusive – levar à falência. Listamos alguns pontos que devem ser observados como indicadores ao gestor de uma péssima saúde financeira da empresa:
- Queda no faturamento;
- Atraso nos pagamentos;
- Descontrole da folha salarial dos funcionários;
- Impostos atrasados;
- Não possuir controle do fluxo de caixa;
- Tomadas constantes de empréstimos.
VAMOS PARA A PRÁTICA – AMENIZANDO O IMPACTO DA CRISE NO SEU NEGÓCIO
São tempos difíceis para os empreendedores, mas não impossíveis. Você pode passar pela crise e ainda colher bons frutos. Separamos algumas dicas da Gestão Financeira que vão te ajudar a entender, se preparar e ajustar sua empresa neste cenário caótico:
- Analisar de maneira aprofundada e estratégica o fluxo de caixa da empresa;
- Fazer uma projeção de despesas;
- Analisar e cortar gastos que não são essenciais;
- Postergar o pagamento de impostos;
- Negociar com clientes e fornecedores;
- Adaptar o negócio para o digital;
- Criar promoções especiais e atrativas;
- Fortalecer a relação com clientes, parceiros e fornecedores;
- Reavaliar os procedimentos internos;
- Renegociar as suas dívidas;
- Estudar novas maneiras de aumentar o faturamento;
- Não depender de somente uma estratégia.
O QUE ESPERAR DO FUTURO DA ECONOMIA E DAS EMPRESAS?
Segundo o Relatório de Inflação de março de 2020 do Banco Central, a economia mundial e brasileira sofre um grau de incerteza elevado devido à pandemia do novo coronavírus. O Banco Central destaca que, apesar do estímulo monetário proveniente das principais economias, o cenário atual é complicado, com muitos riscos, provocando um déficit nas condições financeiras.
“Dependendo do tempo de quarentena, muitas empresas, especialmente as micro, pequenas e médias, irão desaparecer, e muitas das grandes terão que demitir equipes, agravando ainda mais o enorme quadro de desemprego que tínhamos pré-crise.”
(Luiza Helena Trajano – empresária, presidente do conselho de administração do Magazine Luiza)
O economista Fabian Scholze Domingues confirma que diversos setores serão atingidos e que a taxa de desemprego subirá em curto prazo no Brasil: “Ainda é cedo para fazer uma avaliação mais precisa, mas o certo é que a taxa de desemprego irá aumentar muito em curto prazo (até 1 ano) — alguns analistas falam em 40 milhões de desempregados.”.
Esse tipo de comportamento repentino com certeza causaria mudanças no mercado, afinal, as pessoas vêm mudando a maneira como consomem produtos e serviços diariamente. Os serviços de entrega de alimentos e assinatura digital estão ganhando o mercado de vendas, enquanto lojas de departamentos, redes de moda e restaurantes estão sendo afetados negativamente por conta do isolamento.
APROVEITE O AGORA PARA ORGANIZAR E PLANEJAR
As ações necessárias para tornar as pessoas mais seguras, seja fazendo compras online ou trabalhando remotamente, precisam ser tomadas independentemente de uma crise como esta. Por isso, independentemente do tipo de negócio, as empresas devem começar a colocar em prática a Gestão Financeira, estabelecendo metas claras para a organização, mantendo reservas de emergência para situações imprevistas e analisando regularmente os resultados financeiros, por exemplo.
Nós da A.C.E. Consultoria estamos comprometidos com a gestão de crise das empresas no cenário pernambucano. Estamos buscando formas de como ajudar você empreendedor a passar por esse período complicado. Produzimos um e-book sobre Gestão de crise: planejamento e inovação para superar a crise, clicando no link você poderá baixá-lo gratuitamente.
Qualquer dúvida entre em contato conosco. Estaremos à disposição para ajudar sua empresa sempre que precisar.
CONHEÇA MAIS SOBRE NÓS: