LGPD em vigor: Tudo o que você precisa saber para proteger o seu negócio
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) aprovada em agosto de 2018, está vigente até hoje e afeta a grande maioria dos negócios, dentre eles, principalmente empresas dos segmentos de Tecnologia e Telecomunicações, E-commerce, Publicidade ou Financeiro. Com a revolução digital cada vez mais acelerada, é inevitável a adequação aos parâmetros da tecnologia, especialmente quando estão regidos por lei. Importante ainda ressaltar que as punições por descumprimento da LGPD podem ter caráter variado como multas ou indenizações.
O que é a LGPD?
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) pode parecer uma surpresa para os empreendedores, mas na realidade é um benefício tanto para as empresas quanto para os consumidores, garantindo segurança para ambos.
Hoje, gestão e armazenamento de dados são fatores de extrema importância para fortalecer decisões estratégicas. É muito comum compartilharmos dados, desde cadastros de informações pessoais em compras de produtos até endereços, cartões e gostos particulares, nesse sentido, as empresas visam sempre manter o máximo de informações em seus sistemas, sobre aspectos de suas preferências e acumulam dados de suas vidas para embasar suas propagandas e análise de estratégias de marketing – parte essencial do Marketing 4.0.
Não é à toa que a padronização de como essas informações precisam ser guardadas é necessária. É para isso que foi criada a LGPD: no intuito de estabelecer um padrão de normas para segurança e proteção de dados pessoais de todos os cidadãos brasileiros.
É importante notar que, para menores de idade, a empresa deve pedir autorização aos pais e armazenar apenas o conteúdo necessário para a atividade em questão. Os dados não podem ser repassados a terceiros.
Como proteger o seu negócio?
Como a sua empresa pode se proteger e se adequar às exigências da nova LGPD?
A adequação à LGPD é inevitável. Mas, além da adaptação ser necessária, a lei também traz mais segurança e confiabilidade para os processos da sua empresa. De acordo com a lei, a finalidade e a necessidade do uso dos dados precisam estar claras para os cidadãos. Em caso de vazamento de dados, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados Pessoais (ANPD) e os cidadãos envolvidos precisam ser avisados. É importante lembrar que tais falhas de segurança podem gerar multas.
A vigência da lei está na porta, então é importante começar os preparativos para não ter prejuízo. A melhor forma de se proteger é implementar todas as exigências da lei. Afinal, se adequar ao que a tecnologia pede também é preparar a sua empresa para a possibilidade de uma próxima crise.
Como a LGPD pode afetar a sua empresa?
A LGPD afeta a sua empresa em responsabilidades e benefícios. Vamos falar sobre alguns:
Reputação e relação de transparência com o cliente
Com a Lei Geral de Proteção de Dados, os direitos do cliente estão bem explícitos e os deveres da empresa também. Tudo passa por consentimento do consumidor e é listado pela própria lei, impedindo que erros sejam cometidos por falta de conhecimento. Quando a sua empresa está adequada à lei, você está construindo uma relação de transparência com o cliente e aumentando a confiança que o público tem em você.
Atualização e organização dos dados armazenados
A LGPD é a construção de uma padronização na forma como você adquire e armazena os dados dos seus clientes. Sabendo que o vazamento de informações ou qualquer falha de segurança pode acabar com a confiança que o público tem com você, estar adaptado ao que pede a LGPD é na realidade uma grande forma de organização atual e benéfica.
A atualização também pede que a empresa esteja de acordo com as necessidades das novas tecnologias. É necessário organizar as informações eliminando dados desatualizados e incorretos. Essa é uma tarefa importante independente da LGPD, pois é um prejuízo guiar suas estratégias por informações erradas.
A padronização garante regras únicas independente do setor
As regras da LGPD são equivalentes para todos, não desfavorecendo e nem favorecendo nenhum setor específico. Dessa forma, os direitos dos consumidores são sempre garantidos. Além disso, a padronização facilita o completo entendimento da lei e a igualdade no mercado.
Consentimento do cliente: o cidadão é responsável pelo seus dados e tem seus direitos garantidos
O consentimento do cidadão é a base para que dados pessoais possam ser tratados. Assim, o consumidor vai declarar que está ciente do armazenamento e isso ajuda a empresa a estar resguardada por esse consentimento, além de precisar cumprir de forma correta a sua inteira parte no acordo. A autorização também está na automatização: agora o cliente tem que estar ciente de que decidiu receber newsletters, SMS, ligação, entre outras formas de comunicação.
É importante lembrar que, entre as punições previstas, existe a possível aplicação de multas pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) que pode ser de 2% do faturamento do empreendimento. As cobranças para quem descumprir já começam a partir de agosto deste ano.
Agora você está tentando digerir tantas novidades, não é? Apesar de demandar tempo e uma boa equipe para implementar as melhorias, elas vão gerar mais benefícios do que malefícios às indústrias. É um grande avanço para o comércio digital e a segurança de dados.
Sabemos que a LGPD é um tema de entendimento bastante necessário para toda empresa. A A.C.E. presta consultoria especializada para adaptar o seu negócio às normas da LGPD. É muito importante ter uma boa gestão de dados, bem como um controle de informações privadas, para isso, ter uma equipe especializada na hora de se adequar às mudanças tecnológicas, é extremamente importante para todos os negócios nessa era digital. Os cuidados com a sua empresa garantem melhores resultados e melhores estratégias! Para mais informações, fale conosco clicando no botão abaixo:
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