Como aumentar seu faturamento com as novas tecnologias?

Como aumentar seu faturamento com as novas tecnologias?

Você já parou para mensurar e avaliar o impacto da tecnologia nos negócios ao longo das últimas décadas? À medida que a tecnologia avança, as empresas desfrutam de benefícios cada vez maiores: desde uma interação mais próxima com seus clientes até melhorias significativas na produtividade e comunicação interna. Mas talvez o mais impressionante seja a capacidade da tecnologia de não apenas reduzir custos drasticamente, mas também de aumentar significativamente o faturamento das empresas.

Como observado por Steve Jobs, fundador da Apple, “a tecnologia move o mundo”. Essa afirmação ressalta o profundo impacto que a tecnologia tem, não apenas para indivíduos, mas também para as empresas. Ela proporciona transformações significativas e oferece soluções inovadoras para desafios antigos. Em suma, a tecnologia oferece não apenas soluções, mas também oportunidades lucrativas para as empresas.

Nesse texto, iremos nos aprofundar nas recentes tecnologias que estão sendo utilizadas para aumentar demasiadamente o faturamento de diversas empresas, bem como você poderá utilizá-las para aumentar o seu faturamento.

1- Inteligência Artificial (IA)

Não poderíamos começar falando das novas tecnologias sem iniciar comentando sobre a tendência mais popular do momento. A inteligência artificial, amplamente adotada pelas maiores empresas do mercado, consiste em capacitar dispositivos e programas computacionais para realizar atividades e reproduzir comportamentos que até então eram exclusivos dos seres humanos.

A Amazon, uma das maiores empresas do mundo atualmente, utiliza sistemas de inteligência artificial para fornecer sugestões altamente personalizadas. Ao analisar o histórico de compras e comportamento de navegação dos usuários, a Amazon consegue oferecer recomendações de produtos altamente relevantes para cada cliente, aumentando assim suas taxas de conversão de vendas de forma significativa. Essa estratégia impulsionada pela inteligência artificial contribuiu de forma notável para o aumento exponencial do faturamento da empresa. É notável o quanto as empresas têm-se utilizado de tal inteligência para atender às suas necessidades específicas. Esse é o caminho do futuro. Assim como a Amazon, temos que cada vez mais nos adaptar ao uso da tecnologia.

2- Blockchain

Seguindo a tradução da palavra para o português, poderíamos interpretá-la como “cadeia de blocos”. Apesar de ser uma das tecnologias mais inovadoras

dos últimos anos, muitos ainda não conseguem entender seu poder e sua utilização. Basicamente, a blockchain é uma tecnologia usada pelas empresas para certificar que as transações financeiras sejam realizadas de maneira mais segura, evitando fraudes e possíveis roubos. A blockchain funciona como um grande livro público onde todas as transações são registradas de forma rápida e segura, tornando cada moeda facilmente rastreável dentro do sistema.

As empresas mais inovadoras utilizam a blockchain para potencializar a transparência e a segurança das operações. Um bom exemplo dessas empresas é a Walmart, uma das maiores redes de supermercados do mundo, que utiliza a tecnologia para rastrear frutas e verduras, garantindo aos consumidores uma maior transparência e segurança.

3- Chatbots e assistentes virtuais

Certamente, se a sua empresa se comunica diretamente com os clientes através das redes sociais, você já deve ter enfrentado desafios no acompanhamento de mensagens e na gestão de interações. Em um cenário onde a demanda por respostas rápidas e eficientes é crescente, os chatbots e assistentes virtuais surgem como ferramentas indispensáveis para otimizar o atendimento ao cliente e aprimorar a experiência do usuário, podendo levar a um aumento nas vendas e na fidelização (segundo uma pesquisa da Zendesk, cerca de 57% dos consumidores tendem a realizar novamente a compra de um produto ou serviço após serem bem atendidos).

Atualmente, tanto pequenas empresas quanto grandes corporações estão aproveitando os benefícios dos chatbots e assistentes virtuais. Empresas como Bradesco, Uber, Vivo, Sephora e Natura são exemplos de organizações que oferecem experiências de conversação e interação de alta qualidade para seus clientes por meio dessas tecnologias.

4- RPA

A automatização robótica de processos (RPA) está sendo cada vez mais inserida e utilizada dentro das empresas com o viés de automatizar atividades e processos repetitivos, garantindo uma maior eficiência, corte de custos e redução de erros. Tal tecnologia consiste no uso de programas de software que irão servir para “imitar” ações humanas, como clicar em botões, extrair dados, preencher formulários, mover arquivos e muito mais.

Uma das grandes empresas que vem utilizando o RPA para aumentar o seu faturamento é o Banco Itaú, que começou a usar no departamento de crédito imobiliário para atrair mais clientes. Nessa área, lidar com muitos documentos

para registrar é bastante comum. Com o RPA, o processo ficou mais rápido e agora os agentes conseguem atender melhor os clientes.

5 – Comércio Eletrônico (e-commerce)

Por último, mas não menos importante, surge uma tecnologia que se tornou imprescindível para empresas de todos os tamanhos: o comércio eletrônico. Em um mundo cada vez mais digitalizado, a capacidade de vender produtos e serviços online não é apenas uma vantagem competitiva, mas sim uma necessidade para permanecer relevante e sustentar o crescimento. Nesse sentido, o e-commerce se destaca como uma ferramenta vital para as empresas, pois é o que sustenta e estrutura o processo de compra e venda na internet. Para alguns empreendedores, o e-commerce funciona até mesmo como um “vendedor perfeito”, pois irá conseguir trabalhar 24h por dia, 7 dias por semana e realizar todas as vendas de maneira autônoma, sem a necessidade da presença de um gestor. No Brasil, o e-commerce está cada vez mais crescendo e as empresas que ainda não usufruem de tal tecnologia terão que se moldar, caso queiram um futuro próspero. Segundo dados da Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), a previsão para o faturamento do comércio eletrônico no território brasileiro para 2028 é de 277,8 bilhões de reais.

O Mercado Livre, líder em comércio eletrônico na América Latina, consegue fazer com que milhões de compradores e vendedores se encontrem para efetuarem a compra e venda de uma variedade de produtos e serviços através do marketplace (grande site de venda que dá espaço para pequenos e grandes empreendedores comercializarem seus produtos). Dessa forma, diversas empresas conseguem faturar o seu dinheiro no e-commerce vendendo produtos ou serviços através da internet. Empresas como o Mercado Livre usam estratégias como vendas diretas, publicidade online e promoções para atrair clientes e aumentar as vendas.

Conclusão

Portanto, à medida que caminhamos numa conversa sobre tecnologias recentes para aumentar o seu faturamento, é evidente que a inovação é um fator chave para tal objetivo. Ao abraçar essas ferramentas e investir na adoção de tecnologia, as empresas não apenas aumentam seu faturamento atual, mas também garantem uma posição sólida para o sucesso futuro em um mundo digitalmente transformado.

TRANSFORMAÇÕES

Ajudamos empresas como a sua a alcançar todo o seu potencial

Com mais de 30 anos de atuação, já transformarmos a realidade de empresas de diversos ramos e portes, acumulando uma experiência super vasta.

Há 30 anos sendo referência no Brasil em gestão empresarial, sempre levando a melhor experiência e entregando resultados para os nossos clientes.

A.C.E. Consultoria © 2024. Todos os Direitos Reservados.

A.C.E. Consultoria © 2024.
Todos os Direitos Reservados.

plugins premium WordPress