Valuation, para pequenas e médias empresas, é case de sucesso em tempos pós-crise

Descubra o valor da sua empresa e se posicione estrategicamente no mercado.

Você conhece o valor da sua?

Um dado valiosíssimo anda sendo bastante negligenciado, é o valor estimado da empresa, conhecido também por Valuation. Toda empresa depende de um bom planejamento financeiro para tomar decisões estratégicas em seu dia a dia. Com isso, o domínio de técnicas como fluxo de caixa, comparativos de rentabilidade, situação aprofundada do setor, entre outras, já são características básicas da gestão financeira. 

Você sabe o que é Valuation?

Consiste no método de estimar o valor real da empresa baseado em algumas informações, como: aspectos contábeis, gerenciais, operacionais, financeiros e comerciais, além de dados do mercado e do setor. Com uma metodologia especializada, consegue-se estimar o valor da empresa, avaliar seu desempenho ao longo dos anos e apontar sobre as perspectivas da empresa.

Como aplicar de maneira estratégica?

Ou seja, principalmente para quem está querendo expandir o negócio, seja por meio de uma alocação forte de investimento, seja por meio de fusão ou entrada de um novo sócio, ter os dados proporcionados por um Valuation faz total diferença para a tomada de decisão.

Conhecer o valor justo de uma oportunidade e o que o determina são pré-requisitos para uma decisão inteligente” – Damodaran

Economizando de milhares até milhões

Na prática isso pode salvar milhares ou até milhões de reais para as empresas, porque saber o valor justo por quotas da sociedade, por exemplo, pode ser a salvação de um patrimônio, no caso de uma cisão ou fusão.

Case de sucesso
O setor calçadista, por exemplo, que enfrenta sua maior crise nos últimos tempos, só nos últimos 18 meses apresentou cerca de 10% de desemprego e uma capacidade ociosa média de 35%, segundo Heitor Klein, presidente da associação brasileira das indústrias de calçados (Abicalçados).

Devido a crise, muitas empresas do setor, como a Arezzo&Co divulgaram que, após um estudo de Valuation realizado em 2017, puderam tomar com mais embasamento decisões que geraram mudanças estratégicas. Com isso, gerando mais vantagens competitivas perante o mercado de calçados chinês que, segundo as calçadistas brasileiras, é o grande player do mercado concorrente brasileiro. Além da Arezzo&Co, segundo a Abicalçados uma série de outras empresas do setor, inclusive pequenas e médias, também realizaram o estudo para que obtivessem os melhores resultados, seja na hora de vender, de se fundir ou tomar decisões para planejamentos estratégicos.

E como saber o valor real da sua empresa?
Na A.C.E. Consultoria, é realizado o estudo de Valuation, onde são auxiliadas as empresas em questões envolvendo reorganização orçamentária e, com isso, ajudando empresários a terem uma excelente noção a cerca do seu negócio. São, de fato, incalculáveis os frutos que os insights de um Valuation podem gerar para uma empresa, como pode ser observado no exemplo acima.

Quais benefícios do Valuation para as empresas?

O valuation é essencial para determinar o preço justo em uma transação de venda ou compra de uma empresa. Isso garante que ambas as partes, compradora e vendedora, estejam cientes do valor real da empresa e negociem um acordo justo.

Ao buscar investimentos de capitalistas de risco, fundos de investimento ou outros tipos de investidores, as empresas precisam apresentar um valuation preciso para atrair capital e negociar termos de investimento adequados.

Em processos de fusão ou aquisição de empresas, o valuation é crucial para determinar a taxa de troca das ações das empresas envolvidas, garantindo que a fusão ou aquisição seja justa para todos os acionistas.

O valuation é importante para o planejamento sucessório de empresas familiares ou entre sócios, definindo o valor das cotas ou ações de cada sócio, facilitando a transferência da propriedade da empresa de forma justa e organizada.

O valuation fornece informações valiosas para a gestão estratégica da empresa, permitindo a comparação com empresas do mesmo setor, a identificação de oportunidades de crescimento e a tomada de decisões mais assertivas.

A realização periódica de valuations pode ser utilizada para definir planos de bonificação e remuneração variável para os colaboradores, alinhando o pagamento à performance da empresa e motivando o alto desempenho.

O valuation pode auxiliar na análise de riscos para a empresa, como em casos de litígios, processos judiciais ou mudanças no mercado, permitindo que a empresa se prepare para enfrentar possíveis desafios financeiros.

Sendo assim, ao ter um valuation preciso, as empresas demonstram transparência e profissionalismo na gestão, o que aumenta a confiança dos stakeholders, como investidores, clientes e fornecedores. A implementação de práticas de valuation contínuo pode auxiliar na identificação de oportunidades para aumentar o valor da empresa no longo prazo, através da otimização da gestão, do aprimoramento dos processos e da expansão dos negócios.

 

CONHEÇA MAIS SOBRE NÓS:

TRANSFORMAÇÕES

Ajudamos empresas como a sua a alcançar todo o seu potencial

Com mais de 30 anos de atuação, já transformarmos a realidade de empresas de diversos ramos e portes, acumulando uma experiência super vasta.

Há 30 anos sendo referência no Brasil em gestão empresarial, sempre levando a melhor experiência e entregando resultados para os nossos clientes.

A.C.E. Consultoria © 2024. Todos os Direitos Reservados.

A.C.E. Consultoria © 2024.
Todos os Direitos Reservados.

plugins premium WordPress