Pesquisa de Mercado: O que é e como aplicar?

Você sente dificuldade de identificar oportunidades de crescimento para o seu negócio? Muitos gestores   gostariam de ter uma expansão sustentável e segura baseada em dados, mas sentem dificuldade de direcionar suas ações com precisão ao longo do processo de expansão. 

 

Neste blog, vou te explicar o que é pesquisa de mercado e como ela pode te ajudar a identificar as preferências e tendências de consumo do seu público alvo.



O que é pesquisa de mercado? 

 

Pesquisa de mercado é um processo de obtenção de dados em busca de orientar decisões com precisão e segurança. Através da realização de coletas de pesquisas envolvendo análises detalhadas de tendências, da concorrência e comportamento do consumidor.

 

A pesquisa de mercado vai além de apenas a coleta de dados, através dela também é possível transformar esses dados em informações processadas. Com isso, é possível identificar oportunidades, mitigar riscos e tomar decisões embasadas. 

 

Existem diferentes tipos de pesquisa, cada uma com uma finalidade específica. Entender o tipo de pesquisa correta é essencial para garantir que os resultados desejados sejam alcançados. cada tipo de pesquisa se adequa melhor a determinadas situações. A seguir, vou te mostrar os tipos de pesquisa e suas finalidades:  



Tipos de pesquisa de mercado

 

1- Pesquisa exploratória

 

A pesquisa exploratória tem como objetivo principal investigar um tema pouco conhecido ou pouco estudado. Esse tipo de pesquisa geralmente é feita próxima ao início de um estudo onde há poucas informações disponíveis. 



2- Pesquisa descritiva

 

A pesquisa descritiva tem como objetivo principal descrever características de um fenômeno, população ou situação. Ela geralmente é feita quando já se tem informações sobre o que vai ser pesquisado, mas ainda não se tem muitos detalhes sobre.



3- Pesquisa quantitativa

 

A pesquisa quantitativa tem como objetivo principal medir dados de forma objetiva, ela é feita levando em consideração números, percentuais e estatísticas, a partir disso, é possível identificar padrões de comportamentos. Essa pesquisa geralmente é feita a partir de questionários estruturados, com perguntas fechadas para facilitar a coleta e análise de dados.



4- Pesquisa qualitativa 

 

A pesquisa qualitativa tem como objetivo principal entender, com profundidade, o comportamento, as motivações e opiniões das pessoas. Nesse tipo de pesquisa, não é levado em consideração apenas os números e estatísticas coletados, mas sim as emoções, experiências e percepções. Essa pesquisa geralmente é feita através de entrevistas em profundidade, grupos focais e observação. 




Como aplicar uma pesquisa de mercado na prática

 

Inicialmente, é importante definir o objetivo da pesquisa e estudar o mercado, as legislações aplicáveis e o modelo de negócio. Em seguida, é necessário realizar uma análise macroeconômica do cenário brasileiro atual e uma análise microeconômica específica do ramo de atuação, considerando a região onde o negócio será implantado, os concorrentes e o público-alvo.



Após definir o objetivo, iniciar a etapa de coleta de dados, realizada por instrumentos como questionários ou grupos focais, escolhidos conforme o tipo de informação desejada, como citado anteriormente. Em seguida, é essencial organizar os dados de forma visual, por meio de dashboards, para facilitar a análise e interpretação dos resultados.

 

Concluída a coleta e organização dos dados, é a hora de iniciar as análises em busca de transformá-los em informações relevantes e compreensíveis. A partir dessas análises será possível elaborar relatórios que contribuem com a tomada de decisão estratégica para o desenvolvimento ou aprimoramento do objetivo da pesquisa.

Finalizando todas as etapas citadas, será possível ter uma visão mais clara e assertiva e tomar decisões com precisão e segurança. Além disso, esse processo também permite identificar oportunidades e ajustar estratégias conforme a necessidade do mercado.

Realizar uma pesquisa de mercado é essencial para tomar decisões mais assertivas. Gostaria de aplicar esse conhecimento na prática para uma decisão importante? Agende agora mesmo uma avaliação gratuita com a A.C.E. Consultoria e descubra como potencializar seus resultados através de uma pesquisa de mercado bem estruturada. Nossa equipe está pronta para ajudá-lo a implementar estratégias eficazes, garantindo que seu objetivo seja alcançado.



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Vivian França

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