Inovar muito além do criar! Os vários tipos de inovação para aplicar no seu negócio

Inovar sendo um pilar fundamental do negócio

Inovar muito além do criar! Os vários tipos de inovação para aplicar no seu negócio.

E se eu te disse que inovar não significa apenas criar algo novo, você acreditaria? Inovação: uma das palavras em alta no mercado atual, mas muitas vezes mal compreendida. Muitos acham que ser inovador é sinônimo de ser criativo e ter ideias mirabolantes, mas não. Inovar é muito além disso. Ser inovador vem da vontade de sair da mesmice, de propor uma alternativa ao que já é feito de determinada maneira.

Quando entramos para o mundo dos negócios, utilizamos bastante o termo inércia organizacional. Sua empresa está realmente se reinventando com o passar do tempo ou apenas seguindo tendências? Fica a reflexão. Mas chega de papo furado. Afinal, o que é inovação e como aplicar no meu negócio?


O que é inovação?

Em um contexto empresarial, inovação é a melhoria de serviços, produtos ou processos que agrega valor e impacto para a organização, clientes ou sociedade como um todo. É importante ter esse conceito em mente, pois desmistificamos o mito de que inovação é algo completamente disruptivo, ou necessariamente sobre fazer algo do “zero”. 

Cuidado! Os mitos sobre inovação podem estar limitando o seu negócio. Para se manter competitiva no mercado, uma empresa precisa buscar sempre à frente dos seus concorrentes, e é aí que o fator inovação entra. Inovar permite aproveitar as oportunidades do mercado, e consequentemente, crescer e desenvolver novos negócios.

Os principais tipos de inovação e como aplicá-los:

  • Inovação incremental: Pequenas mudanças podem gerar grandes impactos

Como já foi dito, nem toda inovação necessariamente está atrelada à disruptividade. A inovação incremental tem como foco a melhoria contínua focando em pequenas mudanças que sejam aplicáveis e gerem valor aos serviços, produtos, processos e entregas da empresa.

Um exemplo claro é a Apple, e a constante inovação nos seus lançamentos! A cada iPhone lançado, são trazidas melhorias no software, câmera e design, sem alterar de forma radical o conceito do produto.

Como aplicar na prática: Mapear processos que possam ser otimizados. Colete feedbacks de clientes e entenda a partir deles o que pode ser melhorado. A partir disso, implemente ajustes graduais!

  • Inovação disruptiva: Quando uma nova solução muda o jogo

Este tipo de inovação visa criar novas formas de entregar serviços e produtos, sendo um ponto de revolução no seu negócio. Isso ajuda empresas a renovarem seus hábitos, alcançando novos horizontes de consumidores e redefinindo setores inteiros.

A Netflix resolveu trazer uma inovação disruptiva ao migrar para o streaming sob demanda, o que fez com que o consumo de filmes e séries tomasse outro rumo, e as locadoras perdessem espaço entre os consumidores.

Como aplicar na prática: É preciso estar muito bem alinhado sobre as tendências do mercado! Analise-as, encontre problemas não resolvidos e busque criar soluções que desafiem o status quo.

  • Inovação radical: Transformações profundas revolucionam o seu negócio

A inovação radical ultrapassa o horizonte da inovação disruptiva e traz mudanças significativas no modo de oferecer produtos e serviços. Esse tipo de inovação costuma trazer consigo novos modelos de negócios, novas tecnologias implementadas ou novos meios de comunicação.

A Tesla revolucionou o mercado dos automóveis ao trazer carros elétricos de alto desempenho, com muita tecnologia e design de ponta, além de um novo modelo de distribuição aos seus clientes.

Como aplicar na prática: É preciso investir em Pesquisa e Desenvolvimento e ter um pouco de ousadia. Explore novas tecnologias e tenha embasamento, mas também esteja disposto a correr riscos.

  • Inovação aberta: Colaboração externa para criar soluções inovadoras

Diferente dos tipos de inovação comentados acima, a inovação aberta expande a visão para o externo da empresa, isso é, envolvendo parcerias com terceiros como universidades, outras empresas, startups, clientes, entre outros. Os benefícios da inovação aberta vão desde a novas soluções até a manutenção de relacionamentos, ajudando também o posicionamento da empresa.

Como um exemplo, temos o Nubank, que utiliza API’s abertas e parcerias estratégicas para integrar novos serviços e melhorar a experiência e trazer melhorias na experiência do cliente com inovação contínua.

Como aplicar na prática: Construa ecossistemas de inovação, participe de hackathons e eventos, busque colaborações com empresas parceiras e envolva os clientes no processo de criação e desenvolvimento.

  • Inovação Organizacional: Mudanças internas que aumentam a eficiência

Trazendo um olhar oposto à inovação aberta, a inovação organizacional visa otimizar estruturas e processos internos, com o objetivo de implementar uma cultura organizacional mais ágil, produtiva e competitiva.

O Google é referência nesse quesito por ser uma empresa que incentiva bastante a inovação organizacional ao permitir que seus colaboradores dediquem 20% do tempo de trabalho para projetos pessoais. Iniciativas como essas resultaram no desenvolvimento de produtos como Gmail e Google Drive.

Como aplicar na prática: Desenvolva métricas para gestão interna da estrutura organizacional.  Entendendo os processos internos, avalie-os e adote metodologias ágeis (como Scrum e Lean), e incentive uma cultura de inovação na empresa.

Qual tipo de inovação faz mais sentido para você?

A inovação não precisa ser complexa ou exclusiva para grandes empresas. Como vimos, existem diferentes formas de inovar e reinventar o seu negócio, desde pequenas reformas a mudanças radicais que mudam setores inteiros. O importante é entender que tipo de inovação vai gerar mais resultado para a sua empresa e começar a implementá-lo.

E agora, qual vai ser o próximo passo para inovar? Se você tem interesse em explorar estratégias personalizadas para a sua empresa, entre em contato com a gente! Agende uma consulta gratuita hoje com a A.C.E. Consultoria e descubra como podemos impulsionar a inovação no seu negócio. Para mais informações, fale conosco.

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Felipe Mota

Consultor de Projetos

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