
Inovar muito além do criar! Os vários tipos de inovação para aplicar no seu negócio.
E se eu te disse que inovar não significa apenas criar algo novo, você acreditaria? Inovação: uma das palavras em alta no mercado atual, mas muitas vezes mal compreendida. Muitos acham que ser inovador é sinônimo de ser criativo e ter ideias mirabolantes, mas não. Inovar é muito além disso. Ser inovador vem da vontade de sair da mesmice, de propor uma alternativa ao que já é feito de determinada maneira.
Quando entramos para o mundo dos negócios, utilizamos bastante o termo inércia organizacional. Sua empresa está realmente se reinventando com o passar do tempo ou apenas seguindo tendências? Fica a reflexão. Mas chega de papo furado. Afinal, o que é inovação e como aplicar no meu negócio?
O que é inovação?
Em um contexto empresarial, inovação é a melhoria de serviços, produtos ou processos que agrega valor e impacto para a organização, clientes ou sociedade como um todo. É importante ter esse conceito em mente, pois desmistificamos o mito de que inovação é algo completamente disruptivo, ou necessariamente sobre fazer algo do “zero”.
Cuidado! Os mitos sobre inovação podem estar limitando o seu negócio. Para se manter competitiva no mercado, uma empresa precisa buscar sempre à frente dos seus concorrentes, e é aí que o fator inovação entra. Inovar permite aproveitar as oportunidades do mercado, e consequentemente, crescer e desenvolver novos negócios.
Os principais tipos de inovação e como aplicá-los:
- Inovação incremental: Pequenas mudanças podem gerar grandes impactos
Como já foi dito, nem toda inovação necessariamente está atrelada à disruptividade. A inovação incremental tem como foco a melhoria contínua focando em pequenas mudanças que sejam aplicáveis e gerem valor aos serviços, produtos, processos e entregas da empresa.
Um exemplo claro é a Apple, e a constante inovação nos seus lançamentos! A cada iPhone lançado, são trazidas melhorias no software, câmera e design, sem alterar de forma radical o conceito do produto.
Como aplicar na prática: Mapear processos que possam ser otimizados. Colete feedbacks de clientes e entenda a partir deles o que pode ser melhorado. A partir disso, implemente ajustes graduais!
- Inovação disruptiva: Quando uma nova solução muda o jogo
Este tipo de inovação visa criar novas formas de entregar serviços e produtos, sendo um ponto de revolução no seu negócio. Isso ajuda empresas a renovarem seus hábitos, alcançando novos horizontes de consumidores e redefinindo setores inteiros.
A Netflix resolveu trazer uma inovação disruptiva ao migrar para o streaming sob demanda, o que fez com que o consumo de filmes e séries tomasse outro rumo, e as locadoras perdessem espaço entre os consumidores.
Como aplicar na prática: É preciso estar muito bem alinhado sobre as tendências do mercado! Analise-as, encontre problemas não resolvidos e busque criar soluções que desafiem o status quo.
- Inovação radical: Transformações profundas revolucionam o seu negócio
A inovação radical ultrapassa o horizonte da inovação disruptiva e traz mudanças significativas no modo de oferecer produtos e serviços. Esse tipo de inovação costuma trazer consigo novos modelos de negócios, novas tecnologias implementadas ou novos meios de comunicação.
A Tesla revolucionou o mercado dos automóveis ao trazer carros elétricos de alto desempenho, com muita tecnologia e design de ponta, além de um novo modelo de distribuição aos seus clientes.
Como aplicar na prática: É preciso investir em Pesquisa e Desenvolvimento e ter um pouco de ousadia. Explore novas tecnologias e tenha embasamento, mas também esteja disposto a correr riscos.
- Inovação aberta: Colaboração externa para criar soluções inovadoras
Diferente dos tipos de inovação comentados acima, a inovação aberta expande a visão para o externo da empresa, isso é, envolvendo parcerias com terceiros como universidades, outras empresas, startups, clientes, entre outros. Os benefícios da inovação aberta vão desde a novas soluções até a manutenção de relacionamentos, ajudando também o posicionamento da empresa.
Como um exemplo, temos o Nubank, que utiliza API’s abertas e parcerias estratégicas para integrar novos serviços e melhorar a experiência e trazer melhorias na experiência do cliente com inovação contínua.
Como aplicar na prática: Construa ecossistemas de inovação, participe de hackathons e eventos, busque colaborações com empresas parceiras e envolva os clientes no processo de criação e desenvolvimento.
- Inovação Organizacional: Mudanças internas que aumentam a eficiência
Trazendo um olhar oposto à inovação aberta, a inovação organizacional visa otimizar estruturas e processos internos, com o objetivo de implementar uma cultura organizacional mais ágil, produtiva e competitiva.
O Google é referência nesse quesito por ser uma empresa que incentiva bastante a inovação organizacional ao permitir que seus colaboradores dediquem 20% do tempo de trabalho para projetos pessoais. Iniciativas como essas resultaram no desenvolvimento de produtos como Gmail e Google Drive.
Como aplicar na prática: Desenvolva métricas para gestão interna da estrutura organizacional. Entendendo os processos internos, avalie-os e adote metodologias ágeis (como Scrum e Lean), e incentive uma cultura de inovação na empresa.
Qual tipo de inovação faz mais sentido para você?
A inovação não precisa ser complexa ou exclusiva para grandes empresas. Como vimos, existem diferentes formas de inovar e reinventar o seu negócio, desde pequenas reformas a mudanças radicais que mudam setores inteiros. O importante é entender que tipo de inovação vai gerar mais resultado para a sua empresa e começar a implementá-lo.
E agora, qual vai ser o próximo passo para inovar? Se você tem interesse em explorar estratégias personalizadas para a sua empresa, entre em contato com a gente! Agende uma consulta gratuita hoje com a A.C.E. Consultoria e descubra como podemos impulsionar a inovação no seu negócio. Para mais informações, fale conosco.
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Felipe Mota
Consultor de Projetos