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Como Estruturar uma Franquia em 5 Passos

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Antes de adentrar no tema, é importante saber o que é uma franquia e por quê utilizar desse modelo de negócios.

Uma franquia, ou franchising, é “um modelo de negócio que consiste na concessão do direito de uso fornecida pelo proprietário de uma marca (o franqueador) a um investidor (o franqueado)”, visando replicar o negócio, marca, serviço ou conceito original em uma diferente localização. Um dos grandes exemplos em franchising é a McDonald’s, que no início era gerada por dois irmãos que não queriam abrir uma nova unidade, mas também não queriam vender a empresa, até um vendedor apresentar uma oferta para copiar o modelo de negócio dos irmãos e abrir outras lojas com a mesma bandeira.

Mas por quê abrir uma franquia?

Esse tipo de negócio é uma excelente opção para quem deseja empreender, mas busca um negócio já testado e com maior probabilidade de sucesso do que começar do zero com uma nova empresa. Algumas outras vantagens é:

  • Marca reconhecida e estabelecida no mercado, facilitando a conquista de clientes.
  • Suporte contínuo oferecido pelo franqueador ao franqueado com treinamento, orientação e acesso a ferramentas de gestão.
  • Identidade visual e estratégias de marketing já definidas.
  • Relacionamento com clientes já estabelecidos.
  • Redução de riscos do franqueador e franqueado.

 

Como abrir uma franquia?

1. Pesquisa de Mercado e Definição do Modelo de Franquia:

Ao realizar uma pesquisa de mercado, o franqueador estará mais ciente e preparado para adentrar no mercado, aumentando o sucesso da empresa. A pesquisa de mercado traz uma visão clara do mercado, conhecimento do público-alvo, análise de concorrência e acompanhamento das tendências do mercado.

2. Desenvolvimento do Plano de Negócios:

Um plano de negócios estruturado que inclua objetivos, estratégias, projeções financeiras e análises SWOTs, ajudando na etapa de planejamento e da gestão empresarial. Com ele, fica mais fácil traçar perspectivas de crescimento atuais e futuras e prever possíveis cenários. É importante que o plano tenha clareza, convencimento e objetividade, afinal é por meio dele que investidores e franqueados serão atraídos.

3. Criação do Manual do Franqueado:

O manual deve conter todas as informações operacionais, padrões de qualidade, marketing e treinamentos visados necessários para a operação da franquia, para garantir um padrão operacional de qualidade. É recomendado que o manual inclua diretrizes sobre a cultura da empresa, procedimentos de atendimento ao cliente e gestão financeira, para maior entendimento do negócio.

4. Registro da Franquia:

É crucial cumprir com as exigências legais para a abertura de uma franquia, para evitar problemas no futuro, como a elaboração da Circular de Oferta de Franquia (COF) e o contrato de franquia. Caso seja necessário, procure um advogado experiente no assunto de franchising para garantir que todas as exigências sejam cumpridas de fato.

5. Estratégias de Marketing e Seleção de Franqueados:

Para criar uma estratégia de marketing direcionada e eficiente para atrair empreendedores interessados no modelo de negócio e construir uma rede sólida de franqueados, é preciso investir em campanhas digitais, participação em feiras e eventos de networking e afins, materiais ricos, como blogs, mídias sociais e publicidade online.

Após seguir esses passos para a estruturação da franquia, é essencial gerenciar o desempenho dos franqueados, oferecendo suporte e promovendo troca de experiências para garantir o sucesso do modelo de franquia.

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