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Planejamento Financeiro Empresarial: Conheça o Passo a Passo para o Sucesso

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Você sabia que cerca de 60% das empresas fecham dentre de 5 anos após aberta? Uma das grandes causas dessa quebra se dá ao mal ou inexistente planejamento financeiro na empresa, criando assim um ambiente de incerteza e maior existência de urgências financeiras que impactarão negativamente o seu negócio. Dessa forma, é necessário entender bem as vantagens de um bom planejamento financeiro e como conseguir construí-lo.

 

Para que a sua empresa consiga crescer com constância e forte previsibilidade, há necessidade de um planejamento financeiro empresarial bem consolidado. Isso porque, é a partir de um bom planejamento que a sua empresa conseguirá controlar e monitorar todos os gastos realizados pela sua empresa, conseguindo crescer e realizar investimentos, entendendo bem como e quando arcar com sua operação e ter segurança ao reduzir imprevistos financeiros.

 

Quando falamos de metas e tomadas de decisão, um bom planejamento financeiro é essencial. Será a partir dele que você conseguirá entender exatamente na definição de objetivos específicos, uma vez que conseguirá, a partir desse planejamento já estruturado, conseguir utilizar dos dados obtidos para definição dessas metas, bem como no planejamento de ações e decisões financeiras que proporcionarão um melhor meio para alcance desse objetivo.

 

Mas como eu posso dominar o planejamento financeiro do meu negócio?

 

  1. Compreensão clara de todas as fontes de receita e gastos: Categorizar e conseguir identificar exatamente de onde está vindo a receita e para onde está sendo feito o gasto para um melhor orçamento
  2. Avaliar investimentos e reservas: Conseguir avaliar onde os recursos estão sendo alocados e o retorno que está sendo obtido em cada um deles
  3. Compreensão de ciclos econômicos: Entender como os ciclos econômicos do seu setor impactam a sua empresa, ajudando a prever altas e baixas de caixa, possibilitando uma maior segurança financeira
  4. Estabelecimento de um bom planejamento: Estabelecer metas financeiras a longo prazo, pensando, por exemplo, em projetos de expansão e pagamento de dívidas

 

Para que o seu planejamento financeiro seja efetivo, é ideal que seja estabelecido um prazo padrão de análise do cenário financeiro, uma vez que existem variações de entradas e saídas diárias, semanais, mensais e até anuais. Portanto, o espaço de tempo amostral deve ser alinhado com as necessidades financeiras do seu negócio e o mercado em que ele está inserido, para que se obtenha dados precisos e coerentes para serem analisados.

 

Mas como eu posso construir um planejamento financeiro para o meu negócio?

 

  1. Realize um diagnóstico financeiro da sua empresa: Primeiramente, analise a situação financeira atual que a sua empresa se encontra, levantando receitas, custos e despesas, entendendo qual o lucro que sua empresa tem obtido e possíveis desperdícios existentes que podem ser ajustados. Para isso, utilize relatórios e ferramentas de controle financeiro para entender toda a movimentação financeira.
  2. Crie objetivos financeiros: Para que seu financeiro tenha um bom direcionamento, é importante que haja um estabelecimento de metas a serem atingidas. Isso ajudará o seu empreendimento a direcionar esforços e medir o progresso da empresa.
  3. Desenvolva um bom orçamento: Para obter um bom orçamento, é preciso contemplar toda a estimativa de receita e gastos. Para que haja uma maior assertividade, utilize os dados históricos da sua empresa e faça ajustes conforme necessário.
  4. Crie um meio de controle e monitoramento: É necessário estabelecer um sistema para controlar toda a movimentação do caixa da empresa. Idealmente, a implementação de um software de gestão financeira irá possibilitar uma automatização dos seus processos e a obtenção de relatórios periódicos que ajudará a sua tomada de decisão.
  5. Realize ajustes: Constantemente, revise o planejamento financeiro do seu negócio, entendendo se está sendo efetivo e realizando ajustes para conseguir atingir uma maior assertividade.

 

Com base nisso, entende-se o quão essencial é desenvolver e acompanhar o planejamento financeiro para a saúde e longevidade do negócio, garantindo o crescimento sustentável da sua empresa. Para mais informações de como estruturar um planejamento financeiro ideal e personalizado ao seu negócio, agende um diagnóstico gratuito.

 

Domine a Sazonalidade para Impulsionar Seu Negócio

 

Você já se deu conta que dentro do ano existem momentos de altas e baixas nas vendas? A organização do volume de vendas e a concentração de recursos para alcançá-las é um meio de impulsionar o sucesso do seu negócio. Dessa forma, vale o domínio de diversos fatores que podem afetar suas vendas, sendo um deles a sazonalidade.

 

“Se examinarmos os dados estatísticos de algumas atividades econômicas, tal como se apresentam em forma gráfica nos nossos dias, veremos que o curso dos negócios, assim como o amor verdadeiro, não é manso nem tranqüilo.” – J. A. ESTEY

 

A sazonalidade é uma ferramenta essencial para a criação de estratégias comerciais, principalmente, quando sua intenção é atender a demanda de maneira assertiva, sem sofrer com prejuízos de super produção, por exemplo. É montar as estratégias do seu negócio com base em dados, podendo ampliar a linha de produtos e/ou serviços, preparar toda a empresa para a alta temporada de vendas e investir no relacionamento com o cliente.

 

Mas, como dominar a sazonalidade do meu negócio?

 

Para isso, é necessário o estudo de alguns fatores que influenciam na sazonalidade, como:

 

  • Feriados e eventos;
  • Desempenho da equipe comercial;
  • Investimentos de marketing;
  • Novas contratações e/ou treinamentos corporativos. 



Além disso, a fim de mapear a sazonalidade da sua empresa, é necessário estabelecer um período a ser observado, tendo em vista que a mesma não pode ser analisada isoladamente do seu contexto. Existem sazonalidades durante o dia, a semana, o mês e o ano, logo, a escolha do espaço de tempo a ser analisado deve ser alinhado com o seu modelo de negócio. Para deixar mais claro, durante a semana, diversos negócios, principalmente bares e casas de festa, sentem maior movimentação em dias como sexta, sábado e domingo. Dessa forma, esses estabelecimentos podem investir mais durante esses dias, trazendo atrações ou fornecendo promoções, para atrair mais clientes e impulsionar suas vendas.

 

5 dicas de como utilizar a sazonalidade a favor do alcance de metas:

 

  • Faça o planejamento do time comercial conforme os dados observados: Com a base de dados a respeito das vendas sazonais, podemos fazer o planejamento dos esforços gastos com o comercial, seja para capacitações ou novas contratações.
  • Calendarize as ações de marketing e seus respectivos investimentos: Tendo em vista os pontos altos e baixos do período determinado, é possível definir divulgações, dinâmicas e outros recursos de marketing para a atração de consumidores. Tornando o planejamento mais assertivo e regrado, voltado para o sucesso em resultados.
  • Inove em produtos/serviços a fim de atender qualquer período do ano: A depender das vendas sazonais, conseguimos identificar os produtos ou serviços mais consumidos em determinada época, logo podendo aumentar sua produção ou otimizar suas funcionalidades sem que haja prejuízos operacionais.
  • Prepare seu negócio para atender aos picos de venda: Momento onde estudamos a capacidade da empresa de atender a demanda identificada no período escolhido. Essa etapa exige bastante gestão da equipe e da produção para que não falte com as entregas ao cliente.
  • Invista no relacionamento com cliente, tornando a marca top of mind: É o momento de utilizar a sazonalidade para ter uma comunicação efetiva com seu cliente, agendar follow ups, estruturar eventos ou distribuir brindes, tudo isso de acordo com a estratégia comercial já estabelecida.



A sazonalidade é um fator crucial para o impulsionamento de resultados de uma empresa e pode ser grande aliada quando falamos de eficiência comercial e redução de gastos. Para mais informações sobre como podemos estruturar uma gestão comercial dominando aspectos como a sazonalidade, agende um diagnóstico!

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