CONTEÚDO DE BLOG

Edge Computing: O Futuro da Computação Descentralizada

CONTEÚDO DE BLOG

Como Edge Computing está mudando o futuro, trazendo inovações e avanço da tecnologia.

Vem descobrir mais sobre!

Como Edge Computing está mudando o futuro, trazendo inovações e avanço da tecnologia. Vem descobrir mais sobre!

Você sabia que a Netflix usa a Edge Computing para que as partes dos vídeos estejam mais próximas dos seus usuários?  É assim que os clientes do Streaming não precisam esperar muito tempo para começar a assistir ao seu filme favorito, mesmo que a internet esteja um pouco lenta.

Com o avanço da tecnologia das coisas (IoT) e das Inteligências Artificiais (IA), a Edge Computing está ganhando cada vez mais espaço mercadológico. A Edge Computing, diferentemente de um computador central, que é como um grande cérebro, e da nuvem, que é um grande armazenamento com várias informações, é como um pequeno cérebro com pequenas informações armazenadas, com maior velocidade, menor tempo de espera de carregamento e maior segurança.

Ou seja, a Computação de Borda, ou Edge Computing, é o processamento, análise e armazenamento de dados mais próximos de onde eles são gerados para permitir análises e respostas. Esse tipo de processamento difere da maior parte do funcionamento no mercado, que geralmente é a computação de nuvem.

Mas quais as vantagens da Edge Computing?

Algumas vantagens da computação de borda, quando comparada com a computação de nuvem é a:

  1. Baixa latência: Ao processar dados mais perto da fonte, o tempo de resposta de processamento diminui significativamente, diminuindo a latência. A rapidez torna a experiência do usuário mais fluida e responsiva.

  2. Alta disponibilidade: Ao passo que os dados são processados localmente e sem dependência de uma única fonte centralizada, os sistemas são mais resilientes a falhas de rede ou interrupções na nuvem, podendo realizar as operações críticas mesmo com condições adversas. 

  3. Segurança: Além da Edge Computing poder auxiliar empresas a cumprir com as regulamentações de privacidade de dados, como a GDPR, por manter os dados próximos à origem, ao processar esses dados localmente, as chances desses dados serem interceptados ou violados diminui drasticamente.

  4. Escalabilidade: Edge Computing pode ser instalado em diversos ambientes, em qualquer empresa, de todos os tamanhos.

  5. Redução de banda: Ao processar os dados localmente, a sobrecarga na rede operacional principal diminui, garantindo um fluxo de dados mais eficiente e confiável.

Embora, Edge Computing tenha todos esses pontos excelentes, não podemos deixar de compartilhar os desafios na implementação da tecnologia.

  • Existe a complexidade de gerenciamento que diversos dispositivos com esse tipo de tecnologia apresentam, como a atualização de softwares, segurança e monitoramento, além da variedade entre os dispositivos.

  • A implementação da tecnologia em diversos locais pode ser de alto custo, especialmente em áreas remotas.

  • Os dispositivos na borda, como sensores e câmeras, podem ter limitações de bateria, exigindo diferentes tipos de gerenciamento.

 

Mas como superar os desafios?

Para superar os desafios apresentados, é importante que as empresas consigam adotar:

  • Utilizar ferramentas especializadas em gerenciamento e monitoramento da infraestrutura de Edge Computing.

  • Trabalhar com parceiros especializados na tecnologia para obter suporte técnico com maior facilidade.

Aplicações práticas

Na Indústria, a computação de borda pode ser apresentada na automação industrial, manutenção preditiva e controle de qualidade. Um exemplo é a Siemens, que utiliza a Edge Computing em suas fábricas inteligentes para otimizar a produção, reduzir o tempo de inatividade e melhorar a qualidade dos produtos.

No setor do Varejo, a Amazon utiliza a tecnologia nos seus centros de distribuição para otimizar a logística e entrega de produtos, além de personalizar a experiência de compra dos clientes.

Na área da Saúde, a Philips utiliza a computação de borda em seus equipamentos médicos para processar grandes volumes de dados de imagem em tempo real, permitindo diagnósticos mais precisos e rápidos.

Em Transportes, a Uber usa da Edge Computing para a otimização do emparelhamento de passageiros e motoristas, reduzindo o tempo de espera e melhorando a experiência do usuário.

A Edge Computing revoluciona a forma de processamento e utilização de dados, oferecendo uma série de benefícios, principalmente à medida que a geração dos dados permanece em contínuo crescimento, junto com as demandas por aplicações em tempo real se intensificam.

Se você busca otimizar suas operações, identificar os gargalos e melhorar a eficiência da sua empresa, entre em contato conosco clicando no botão abaixo!

CONHEÇA MAIS SOBRE NÓS:

Vamos agendar uma conversa?

Há 30 anos sendo referência no Brasil em gestão empresarial, sempre levando a melhor experiência e entregando resultados para os nossos clientes.

A.C.E. Consultoria © 2024. Todos os Direitos Reservados.

A.C.E. Consultoria © 2024.
Todos os Direitos Reservados.

plugins premium WordPress