
Com análise, como melhorar a gestão da sua empresa com a metodologia Ágil Scrum.
Você conhece o framework das maiores organizações, como Google, Spotify e Sony, que está ajudando a potencializar seus resultados e continuar dominando seus mercados? “Como você poderia usar o SCRUM para potencializar seus resultados? E não pense que apenas grandes organizações podem utilizar para sua análise.
Porque implementar a metodologia ágil dentro da sua empresa
Ao utilizar o Scrum, as empresas conseguem ter uma maior autonomia e eficiência na gestão de processos. Ele tem como principal objetivo em análise: reduzir dificuldades, como a falta de planejamento, mudanças constantes de requisitos, escopos mal definidos e falhas na comunicação, tanto interna quanto externa.
Os principais benefícios dessa tecnologia são: a entrega rápida e contínua dos projetos, a cooperação entre equipes e a simplificação de processos e técnicas. Além disso, ela permite que sejam realizadas alterações livremente quando necessário, visando que se atinja o resultado esperado.
Com isso, é possível melhorar a produtividade em 3 a 4 vezes e aumentar a satisfação no ambiente de trabalho em 85%, de acordo com dados postos em análise. (livro “SCRUM: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo”.)(Estudo sobre o estado do Scrum 2017-2018).
Como implementar o SCRUM para potencializar resultados?
O Scrum funciona por ciclos rápidos de uma ou duas semanas, permitindo o uso da metodologia ágil para lidar com situações para a adaptação às incertezas e corrigem erros de maneira rápida. Ele tem foco no curto prazo e na melhoria contínua das atividades.
Essa metodologia envolve toda uma equipe que participa de uma atividade em conjunto na empresa. Dentro do Scrum, há a seguinte divisão: Product Owner, Product Backlog, Sprints, Daily Scrum, Development Team, Open Space, Sprint Review e Sprint Retrospective.
Product Owner: tem o papel de ter a visão inicial e fazer o escopo da atividade.
Product Backlog: é o escopo da atividade responsável pelo product owner fazer.
Scrum master: sua função é garantir que todas as práticas sejam seguidas ao longo do processo, seguindo as recomendações para uma execução de qualidade pela equipe. Ele é responsável por criar e corrigir os sprints e liderar delopment team.
Development Team: composta pelos consultores, responsáveis por executar os sprints.
Sprints: são os ciclos de trabalho semanais, definindo o que será feito de acordo com o escopo (podendo ser adaptado às necessidades do cliente). O responsável pela execução é o Development Team.
Open Space: planejamento da Sprint pelo Scrum Master.
Sprint Review : análise da execução realizada com intuito corretivo.
Sprint Retrospective: análise da execução realizada ao finalizar as sprints, feita em retrospectiva.
Daily Scrum: uma reunião diária ou mensagens de texto no grupo interno da equipe em que cada colaborador deve pontuar o que fez no dia anterior, o que irá fazer hoje e quais impedimentos existem.
Como medir o impacto?
Devido à sua adaptabilidade, o Scrum está presente em vários setores, como tecnologia, equipes de suporte, design, marketing e muitos outros. Dessa forma, as métricas do Scrum tornam-se cada vez mais importantes para medir o desempenho e a eficiência.
As métricas do Scrum são usadas pelas equipes de Scrum para acompanhar e para melhorar a eficiência e a eficácia das atividades Quando bem definidas, compreendidas e implementadas, as métricas do Scrum podem se tornar insights valiosos que ajudam a orientar e melhorar a jornada ágil da equipe.
Satisfação com o Sprint
Consulte a equipe se estiver satisfeito com o sprint. A satisfação pode ser mensurada em uma escala de 1 a 4 e está totalmente relacionada ao alinhamento entre um sprint, conforme expectativas do tempo e o alcance das metas definidas.
Distribuição da Carga de Trabalho
A equipe deve estar atenta à quantidade de trabalho fortalecido por cada pessoa. No entanto, usar essa métrica para medir a produtividade individual pode encorajar a equipe e capacitar o espírito colaborativo.
Capacidade da equipe
A capacidade da equipe é essencial para definir quanto trabalho pode ser concluído durante o sprint, levando em consideração a disponibilidade dos membros.
Velocidade da Equipe
A velocidade da equipe indica a quantidade de trabalho que ela pode realizar durante um determinado período. É uma métrica importante para avaliar o comprometimento com o sprint e o nível de disponibilidade do tempo dos colaboradores.
NPS
Essa métrica é utilizada para medir a satisfação dos clientes e identificar a disposição em recomendar os serviços ou produto para parceiros
Tempo para Finalização das Atividades
Monitore o tempo necessário para concluir as tarefas planejadas, ajudando a equipe a melhorar sua eficiência e a identificar possíveis gargalos.